Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)

01 Jan '18 a 31 Dez '18
Banner cia 1 1024 1000

O Centro de Interpretação Ambiental (CIA), ponto de partida para a descoberta da Área Protegida, atua como elemento chave na estratégia de conservação e sensibilização ambiental do Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima.

Esta infraestrutura, localizada num local privilegiado, junto à lagoa de S. Pedro de Arcos, é composta por quatro edifícios que se complementam em termos estruturais e funcionais: administração; mediateca (inclui pequeno laboratório); sala polivalente (inclui receção/loja, exposições fixas e temporárias, pequenas salas de aula para apoio aos projetos educativos); e auditório com capacidade para 108 pessoas, dotado de meios audiovisuais.

As condições criadas no CIA e recursos humanos associados permitem a receção, a informação e a orientação dos visitantes em geral; o desenvolvimento de inúmeras ações de sensibilização e de (in)formação ambiental para um sem número de utilizadores e para a comunidade escolar em particular, onde se incluem visitas guiadas, workshops, apoio aos temas das áreas projetos, seminários, ateliers e a realização/acolhimento de colóquios, seminários, pequenos espetáculos e outros eventos congéneres.

No CIA encontram-se ainda os serviços e técnicos especializados com responsabilidade na operacionalização e gestão do projeto nas suas diversas valências ou seja, intervenção territorial, ao nível da gestão e preservação do património natural existente, (in)formação e sensibilização ambiental, e desenvolvimento rural.

Horário:
  • Segunda a sexta-feira - 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
  • Sábados, domingos e feriados - encerrado (meses de outubro a fevereiro)
Local:
CIA - Centro de Interpretação Ambiental