Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Dezembro a 31 de Dezembro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
13 de Dezembro a 07 de Janeiro
  Presépio da Quinta de Pentieiros
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:



Resultados da palavra-chave em:

Notícias
Os Vigilantes das Lagoas II
Os Vigilantes das Lagoas II
Educação | 2012-05-01
Agenda
Lançamento do Livro 'Os Vigilantes das Lagoas II'
Sessão de Apresentação do Livro "Os Vigilantes das Lagoas II", de Adélia da Silva Lima Araújo, dia 05 de maio, pelas 16h00...
Lançamento do Livro 'Os Vigilantes das Lagoas'
Sessão de Apresentação do Livro "Os Vigilantes das Lagoas", de Adélia da Silva Lima Araújo, dia 16 de abril, pelas 10h30, no Centro de Interpretação Ambiental ...
Janeiro 2010 - Mês dedicado ao Proprietário
Exposição de "artes e ofícios" realizados pelos proprietários; Visitas para proprietários; Ateliers para Pais e Filhos
Artigos
Datas/Eventos Comemorativos
Programação das atividades por datas a ...
Propostas de Ação
Vídeos
Ver vídeo
Festa de Gente Miúda em Ponte de Lima
Reportagem da 'Localvisão TV' sobre a Festa de Gente Miúda, que se realizou pela primeira vez em Ponte de Lima, nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2013, na Expolima.
Ver vídeo
Roteiro turístico de Ponte de Lima na 'TVI24'
Reportagem do programa 'Chegadas e Partidas' da 'TVI24' sobre alguns locais e eventos a visitar no Concelho de Ponte de Lima.
Fotografias
Seminário 'Biodiversidade - Um Imperativo para a Vida no Planeta'
Seminário 'Biodiversidade - Um Imperativo para a Vida no Planeta'
No passado dia 29 de maio, o Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas reuniu prestigiados profissionais e investigadores da área do Ambiente, num Seminário dedicado ao tema Biodiversidade - Um Imperativo para a Vida no Planeta".

 
Avisos
Categorias
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
03 de Outubro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
Todos os Avisos
Notícias do Município
Ponte de Lima ? Legado epistolar de Feijó encerra ciclo de homenagem ao poeta
publicada em: 15.12.2017

A correspondência entre António Feijó e o 2.º visconde de Pindela foi o mote dominante da última conferência de tributo ao poeta ponte-limense que decorreu na passada quinta-feira, 7 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Orientada pelo advogado e escritor, João Afonso Machado, a palestra recuperou as cartas trocadas entre 1886 – período em que Feijó exerceu Direito a contragosto no escritório do irmão José antes da partida para o Brasil em carreira diplomática – e 1916 – ano subsequente ao falecimento de Mercedes e anterior à morte do autor de “Sol de Inverno” -, numa sessão marcada pela evocação da amizade entre ambos – porventura iniciada por intermédio de um amigo comum, o conselheiro Luís de Magalhães -, e pela referência às notas predominantes e transversais a três décadas de conversas epistolares. Intercalando a comunicação com a leitura de uma seleção de missivas, o conferencista sublinhou a nostalgia sentida por efeito das saudades da “querida pátria”, destacou o espírito de sacrifício que lhes permitiu suportar as agruras dos “exílios” e salientou a recorrente menção aos achaques e padecimentos de cada um, reportados com mais ou menos pormenor. 

Conhecedor da riqueza informativa contida na correspondência entre os dois diplomatas, João Afonso Machado realçou a importância dos retratos sociopolíticos das cartas coligidas, que permitem espelhar a complexa realidade do período finissecular português. Detendo-se especialmente no episódio do Regicídio, o palestrante enfatizou a consternação de ambos diante da morte inesperada de D. Carlos e do príncipe real, D. Luís Filipe, salientou a preocupação com o derradeiro tempo de governação monárquica – apesar de partidários da realeza, António Feijó e o 2.º visconde de Pindela mantinham um espírito crítico na apreciação do regime -, e registou a reação de ambos diante da implantação da República, viragem política que não impediu Feijó de se conservar no exercício de funções diplomáticas em Estocolmo, mas que ditou, por exclusiva vontade do visconde, o abandono de carreira.

Além das missivas já editadas na obra “Minhotos, diplomatas e amigos: correspondência (1886-1916) entre o 2.º visconde de Pindela e António Feijó” – livro que inspirou o título da quinta conferência de tributo ao autor de “Novas bailatas” -, João Afonso Machado revelou a existência de outras cartas inéditas, cujos excertos lidos permitiram conhecer um pouco mais da relação de ambos e dos seus posicionamentos em face da cultura, da política e da História em Portugal e no mundo.

A última conferência de homenagem a uma das figuras mais elevadas das letras ponte-limenses contou com a presença de familiares de António Feijó e com a intervenção do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, vereador com o pelouro da Educação do Município de Ponte de Lima, que anunciou a publicação de um boletim cultural com a totalidade das cinco palestras de tributo ao poeta-diplomata realizadas no âmbito das comemorações dos 100 anos da morte.

O Município de Ponte de Lima encerra o ciclo de conferências dedicado a António Feijó com uma palestra intitulada - "Ainda os dois «minhotos, diplomatas e amigos»: (mais correspondência entre António Feijó e o 2.º Visconde de Pindela): da guerrilha portuguesa e da Europa da Grande Guerra" -, da responsabilidade do advogado e escritor portuense, João Afonso Machado. A sessão, agendada para a próxima quinta-feira, 7 de dezembro, pelas 19h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, versa sobre a troca epistolar entre duas proeminentes figuras do período finissecular português, unidas pela origem minhota, pelo curso de Direito na Universidade de Coimbra e pela escolha da diplomacia como carreira profissional. Uma oportunidade para explorar um pouco mais do valioso legado epistolográfico do poeta-diplomata ponte-limense, cujo centenário de morte (1917-2017) tem sido assinalado pelo Município de Ponte de Lima com um conjunto de eventos e de iniciativas de tributo.

Município de Ponte de Lima inaugurou as obras de Requalificação da Rua de Santa Marta ? Centro Cívico de Serdedelo
publicada em: 14.12.2017

“Esta é uma obra de excelência, totalmente suportada pelo Município de Ponte de Lima” disse o Presidente da Junta de Freguesia de Serdedelo, Fernando Gonçalves Fiúza, agradecendo ao Executivo Municipal a realização desta obra “há muito desejada pela população”.

A intervenção, junto à Igreja de Serdedelo, enquadra-se na política de Requalificação Urbana às zonas centrais das freguesias, que o Município de Ponte de Lima está a dinamizar pelo concelho. A requalificação centrou-se na redefinição do espaço público, favorecendo a circulação pedonal, aumentando a área destinada às pessoas, totalmente acessível, livre de barreiras arquitetónicas, proporcionando melhores condições de vivência e usufruto pela população e visitantes.

Este foi um investimento significativo de cerca de 250.000€ do orçamento municipal. (...) “Fizemos ao longo de quatro anos um investimento forte na valorização do nosso património cultural, natural e religioso, através de um conjunto de obras de requalificação nos designados centros cívicos de cada freguesia”, assegurou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes. O autarca enalteceu ainda o trabalho “notável da junta de freguesia que procura a melhoria da qualidade de vida da população de Serdedelo”.

A plantação arbórea da área foi renovada parcialmente, assim como a iluminação pública e o mobiliário urbano, que também foram beneficiados. 

OPJovem entra na fase de votação
publicada em: 13.12.2017
Terminada a fase de análise técnica e a apreciação das reclamações recebidas, publicou-se a lista final dos projetos. Ao todo, estão em votação 167 projetos, possibilitando aos jovens dos 14 aos 30 anos votar no seu preferido.
A votação pode ser feita de duas formas: através da página opjovem.gov.pt ou de mensagem SMS gratuita para o 4310.
O Governo de Portugal é o primeiro a realizar um processo de orçamento participativo dedicado aos jovens, conferindo-lhes poder de decisão sobre uma parte do orçamento de estado, tornando o OPJovem numa iniciativa pioneira a nível mundial.
O teu papel é fundamental. Participa!
Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :