Página Inicial
siga-nos:  

Para visualizar as imagens rotativas tem que instalar o leitor de flash, clique aqui.
Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Agenda de Eventos
Categorias
01 de Janeiro a 31 de Janeiro
  Exposição do Centro de Interpretação Ambiental (CIA)
Todos os Eventos
Agenda Cultural

Página dos Espaços Ciência Divertida:


Zona Húmida de Importância Internacional


Prémio Novo Norte:


Aceda ao:

 
Percurso da Água

Características Gerais:

Distância aproximada: 12,5 km.
Duração aproximada: 6h.
Tipo de percurso: circular de pequena rota.
Grau de dificuldade: média.
Partida/chegada: Centro de Interpretação Ambiental.

Ortofotomapa (PDF | 6 mb) faça aqui o download do mapa do Percurso da Água

percurso_água

posto Posto de Observação  .:.  barra1 Percurso  .:.  barra2 Limite das LBSPA

Descrição:

O percurso mais longo da rede de percursos tem como principais objetivos a compreensão do movimento do principal elemento desta área protegida, a água, na bacia hidrográfica do rio Estorãos, bem como, a interpretação da área das Tapadas do Mimoso e o contacto com a forma de distribuição da ocupação humana na área envolvente à paisagem protegida, bem como, com o património dela resultante.

Partindo do Centro de Interpretação Ambiental rumo à Quinta de Pentieiros e posteriormente à Azenha do rio Estorãos, adaptada para Turismo Rural, pode observar-se as serras de Arga e Cabração (ao fundo), que contribuem para a valorização paisagística do percurso, e em que a última marca o limite Norte da bacia cujas águas são drenadas para o rio Estorãos e assim chegam à área protegida.

Todo este troço evidencia valores patrimoniais históricos, como a casa da Quinta de Pentieiros, agora recuperada para Centro de Acolhimento, a necrópole megalítica à saída da Quinta, aconselhando-se a visita após a criação do aro arqueológico, a ponte, construída no séc. XVI ou XVII, o seu cruzeiro e alminhas, que serviam para proteger os visitantes.

Continuando o percurso, após paragem para desfrutar, por instantes, da bela paisagem ribeirinha valorizada pela zona de lazer fluvial da Azenha de Estorãos, depara-se com uma zona tipicamente agrícola, e posteriormente com a Estátua das Quatro Mãos, descritas em percurso adequado.

Ao chegar à ponte da Freixa, sobre o rio Estorãos, o percurso segue para montante num trilho de pé posto, que acompanha a margem do rio rumo ao passadiço que contorna a lagoa das Tapadas do Mimoso, sistema semelhante ao descrito no percurso I. Estes dois sistemas, constituem as duas maiores massas de águas superficiais de toda a bacia.

O posto de observação desta lagoa, permite desfrutar da paisagem e serenidade características deste espaço e disponibiliza informação, que explica a grande diferença entre as duas lagoas, nomeadamente no que respeita à particular e imponente mancha de vegetação arbórea autóctone, onde se destacam as florestas de amieiros, habitat importantíssimo ao nível da conservação da natureza e as florestas de carvalhos. Todo este espaço é atravessado pelo percurso, que proporciona, em qualquer época do ano, um despertar de inúmeras agradáveis sensações podendo, igualmente ser detetada a presença de inúmeras espécies vegetais e animais.

Fora desta zona, o percurso coincide com o troço final do percurso II e ruma em direção a EN 202 com passagem pelo Solar de Bertiandos, um dos ex-libris do Norte do país, contendo entre outros valores, um marco miliário, uma torre erigida em 1566.

Uma vez na estrada nacional, segue-se junto à reta de Bertiandos, com as serras de Arga e Cabração a Norte e rio Lima a Sul a proporcionarem uma interessante perspetiva do enquadramento da paisagem protegida na bacia hidrográfica do rio Estorãos, que permite compreender o movimento da água desde que entra nesta bacia até que sai, para o rio Lima, através do rio Estorãos e vala do Estado.

Até ao final do percurso, muito próximo do Centro de Interpretação Ambiental, merece especial destaque a Quinta da Lage, onde funciona uma unidade de turismo em espaço rural, fundada no séc. XV, com elementos arquitetónicos do séc. XVIII e vestígios de uso do espaço que remontam ao período romano/medieval.

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo
 
Notícias relacionadas:
Percurso de Plantas Aromáticas e Medicinais na Área Protegida | 19.06.2012
 
 
 
Avisos
Categorias
18 de Novembro
  Governo prolonga período crítico de incêndios até 23 de novembro
16 de Novembro
  Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola
07 de Novembro
  Governo volta a prorrogar período crítico de incêndios
07 de Novembro
  Proibição de produção e comercialização de plantas de citrinos no interior da zona demarcada
03 de Outubro
  Freguesia de Estorãos - Obrigatoriedade de poda e tratamento de citrinos infestados com a psila africana dos citrinos, Trioza erytreae (Del Guercio)
Todos os Avisos
Notícias do Município
Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima registou em 2017 um aumento de Peregrinos de 17% relativamente a 2016
publicada em: 23.01.2018

O Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima, ano após ano, regista aumentos extremamente significativos e, conforme se pode verificar nos dados estatísticos de 2017, recebeu no ano findo 13558 Peregrinos, dos quais 11891 pernoitaram e 1667 transitaram (carimbaram a Credencial do Peregrino), o que representa um aumento em relação a 2016 de, respectivamente, 1727 (16,99%) e 237 (16,57%) Peregrinos.

Curioso foi o facto do mês de setembro ter sido aquele que mais Peregrinos trouxe ao Albergue (2165, dos quais 1817 a pernoitar), contrariando a normal prioridade obtida, desde a abertura do equipamento, pelo mês de agosto.

Outro facto a registar é que as mulheres ultrapassaram os homens, com valores de 7105 Peregrinas e 6453 Peregrinos, bem como o cada vez maior distanciamento verificado nos meios de locomoção: 12988 a pé e 570 de bicicleta.

No que respeita às faixas etárias, as que se evidenciam são a dos 21-30 anos (2027 Peregrinas e 1244 Peregrinos, num total de 3271) e dos 31-40 anos (1099 Peregrinas e 1003 Peregrinos, somando 2102), sublinhando o facto dos Peregrinos mais idosos terem 86 anos, no caso do sexo masculino e 87 anos, no feminino.

Os 10 países que encabeçam a lista de Peregrinos de 73 nacionalidades arroladas são Alemanha (3546), Portugal (2256), Itália (1397), Espanha (1076), Polónia (682), França (508), EUA (380), Países Baixos (379), Brasil (349) e República Checa (307).

Torna-se, contudo, importante destacar que os Peregrinos chegam um pouco de todo o mundo, como, de entre muitos exemplos, Argélia (130), Lituânia (57), Japão (51), Índia (5), Filipinas (5), Síria (4), Malásia (3), Singapura (3), Taiwan (3), Quénia (2), Marrocos (2), Albânia (1), Guatemala (1), Irão (1), Líbano (1), Moçambique (1), Nepal (1) e Tailândia (1).

Os principais locais de partida foram Porto (9044), Lisboa (784), Barcelos (427), Ponte de Lima (376), Braga (240), S. Pedro de Rates (108) e Fátima (106), numa listagem muito extensa que reúne pontos de partida que testemunham a importância do reconhecimento do Caminho Português de Santiago para os que procuram um trilho devidamente fundamentado em termos históricos. Referimo-nos, neste último caso, a locais como Vila do Conde (48), Matosinhos (18), Viana do Castelo (16), Sevilha (15), Abade de Neiva (11), Póvoa de Varzim (11), Sagres (4), Badajoz (3), Vila Real de Santo António (3), Cádis (2), Fão (1), Granada (1) e Madrid (1).

Pese embora a maior parte dos Peregrinos tenha como destino Santiago de Compostela (11677), muitos dos que têm como meta Fátima (214) também procuram o Albergue de Peregrinos de Ponte de Lima e os locais de partida são realmente de evidenciar: Santiago de Compostela (92), S. Jean de Pied de Port (29), Irun (11), Le Puy (6), Lourdes (5), Oviedo (4), Pamplona (4), Bilbao (3), Leon (3), Toulouse (3), Astorga (2), Biarritz (2), Helsínquia (2), Roncesvalles (2), Barcelona (1), Hendaye (1) Logroño (1), Marselha (1), Ourense (1), Roma (1), San Sebastian (1), Santander (1), Tours (1) e Varsóvia (1).

Consulte:

Dados Estatísticos do Albergue de Peregrinos em 2017

Inauguração das Obras de Beneficiação da Escola Básica e Secundária de Arcozelo ? 25 de janeiro ? 11 horas
publicada em: 22.01.2018

A inauguração oficial das obras de Beneficiação da Escola Básica e Secundária de Arcozelo está agendada para o dia 25 de janeiro, às 11 horas.

Esta beneficiação ao edifício da Escola de Arcozelo, onde funcionam em simultâneo o 2º e 3º ciclo e o Ensino Secundário, visou atingir níveis de conforto, segurança, saúde e de eficiência energética. A nível geral foram reparadas as fissuras e pintadas as paredes interiores e exteriores.

O valor do investimento é de 150.000€, e resultou de uma candidatura ao Portugal 2020, integrando-se num plano estratégico definido pelo Município de Ponte de Lima cujo objetivo assentou na requalificação de outros equipamentos escolares, nomeadamente a Escola Eb 2 e 3 António Feijó, a EB I de Freixo e a Escola Básica Integrada da Correlhã.

Município de Ponte de Lima apresenta novo livro de A. Campos Matos
publicada em: 19.01.2018

A apresentação desta obra estará a cargo de José Cândido de Oliveira Martins.

Marque presença na apresentação deste livro e conheça a mais recente produção literária deste notável especialista em Eça de Queiroz.

Sobre o autor:

Campos Matos é autor de uma vasta obra de investigação e divulgação acerca da vida e obra de Eça de Queiroz, com mais de trinta títulos publicados, tendo iniciado esta atividade em 1976, com uma obra inovadora: Imagens do Portugal Queiroziano. Pela sua importância há que destacar a colaboração e organização do Dicionário de Eça de Queiroz (1988), com uma segunda edição em 1993, um Suplemento em 2000, e uma 3ª edição num só volume, na INCM, em 2015. Em 2007 publicou a Fotobiografia de Eça. Em 2008 sairia a Correspondência em dois volumes do escritor e em 2009 um ensaio, Eça de Queiroz – Ramalho Ortigão, com uma nova visão das relações entre os dois escritores. De destacar é ainda um título muito especial: Diário Intimo de Carlos da Maia (1890-1930), publicado em 2014. Tem no prelo uma obra acerca da arquitetura contemporânea e da sua própria arquitetura e prepara um ensaio acerca de Manuel Teixeira Gomes.

Notícias via e-mail:

Coloque o seu email:

Copyright © 2016. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :